25 expositores na Festa do Pêro

A Freguesia da Ponta do Pargo acolhe, no próximo fim-de-semana, a XXVI Festa do Pêro. A Casa do Povo está a cargo da organização e promove um cartaz com fortes apostas na animação tal qual na divulgação do pêro da Ponta do Pargo.

A festa começa no sábado, dia 18, mas a grande aposta é para o domingo, 19, com a visita das entidades oficiais aos pavilhões de exposição e venda de produtos agrícolas. Este ano, a Ponta do Pargo conta com 25 expositores de pêros que concorrem aos prémios de melhores pêros e pavilhões.

A organização destaca a presença, no domingo, de Manuel António Correia, secretário regional do Ambiente e dos Recursos Naturais.

A nível gastronómico, para além das vendas dos produtos, o programa aponta para a presença de chefes de cozinha e barmans com demonstrações, sempre com um ingrediente base: o pêro da Ponta do Pargo.

O chefe Octávio Freitas, do hotel Four Views e o chefe João Espírito Santo farão demonstrações gastronómicas e o barman Herman Silva, do hotel Porto Mare fará um cocktail com a fruta da freguesia.

O pêro também é o mote para uma conferência que Liliane Peralta, nutricionista do SESARAM, dará acerca da contribuição do consumo da maçã regional para uma alimentação saudável.

A festa está repleta de animação e conta com vários grupos tradicionais. A partir das 21 horas o conjunto musical ‘Os Lordes’ sobe ao palco.

A completar a vertente cultural, Manuel Barata inaugura a sua exposição que se intitula ‘Simetria do olhar e do silêncio’.

A animação começa ainda no dia anterior, no sábado, que conta com a actuação de grupos de cantares e acordeões.

Fonte: dnoticias.pt