26.ª Festa do Pêro este sábado e domingo com DJ

A XXVI edição da Festa do Pêro, que todos os anos se realiza na freguesia da Ponta do Pargo, acontece neste fim-de-semana, 18 e 19 de Setembro.

Organizada pela Casa do Povo da Ponta do Pargo, esta festa incide sobretudo sobre a actividade agrícola típica desta zona da Madeira, com a colaboração de várias entidades públicas, entre governo, câmara municipal (Calheta), junta de freguesia, paróquia, escola e associação desportiva.

A componente cultural terá, como habitualmente, um tónico importante na animação, no sentido de chamar visitantes ao evento. Assim, no primeiro dia, a partir das 19 horas e depois da missa na igreja paroquial, sobem ao palco dois grupos folclóricos, seguindo-se um conjunto musical e já na madrugada de domingo, um DJ actuará para os presentes.

Já na manhã de domingo, pelas 9 horas começa a animação com banda municipal do Paul do Mar, seguindo-se a abertura de uma exposição sobre a “Simetria do olhar e do silêncio” de Manuel Barata, uma demonstração gastronómica com o ‘chef’ Octávio Freitas (Hotel Four Views Baía), seguindo-se uma tarde de muita música e dança, além de uma demonstração de cocktail pelo barman Herman Silva (Hotel Porto Mare, grupo Porto Bay), e uma palestra da nutricionista do SESARAM, Liliane Peralta, versando a “Contribuição do consumo de maçã regional para uma alimentação saudável”.

Mais ao final do dia, será feita a entrega de prémios aos agricultores com os melhores pêros e os melhores pavilhões, que antecedem mais actuações de grupos folclóricos e nova demonstração gastronómica com o ‘chef’ João Espírito Santo (FN Hotelaria).

De registar a presença do secretário regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, Manuel António Correia, no domingo, onde visitirá os diversos stands e expositores presentes, precedida de um discurso.

Fonte: dnoticias.pt