‘Chefs’ desafiam enólogos com iguarias da Madeira

O evento é dedicado aos vinhos e aos produtores portugueses, mas terá também uma vertente gastronómica. Seis conceituados ‘chefs’ vão marcar presença no ‘Essência do Vinho – Madeira 2012′, um evento que se realiza nos dias 30 de Novembro e 1 e 2 de Dezembro, na sala de conferências do Centro de Congressos do Casino e que resulta de uma parceria entre o DIÁRIO de Notícias e a Essência do Vinho.

Além de ‘workshops’, formação e provas, o ‘Essência do Vinho – Madeira’ incluirá sessões de ‘show cooking’ com os seguintes nomes: Chakall, conhecido do público português da série televisiva ‘Chakall & Pulga’; Ljubomir Stanisic, proprietário dos restaurantes ’100 Maneiras’ e júri da versão portuguesa do concurso ‘MasterChef’; Vítor Matos, do restaurante ‘Largo do Paço’ do hotel ‘Casa da Calçada Relais & Châteux’, em Amarante; e também os ‘madeirenses’ Octávio Freitas, ‘Chef’ Executivo do Fourviews Hotels’, Carlos Magno, do Charming Hotels Madeira e Benoît Shinton, ‘Chef’ Executivo do Hotel Cliff Bay.

Os especialistas terão uma hora para preparar um prato, confeccionado com produtos regionais. Depois, os enólogos serão desafiados a apresentar um vinho para acompanhar as iguarias.

“Os ‘chefs’ apresentam a iguaria e os enólogos escolhem o vinho, que deve harmonizar com o parto”, explicou Américo Pereira, escanção/’sommelier’, que está encarregue de fazer a ligação entre ‘chefs’ e enólogos.

Nas ‘Conversas a Copo’ participam o ‘chef’ que confeccionou o prato e um enólogo dos produtores presentes no evento. Mas não serão os únicos intervenientes na conversa, já que o público presente está também convidado a participar.

“É uma conversa aberta, de uma forma livre e expontânea para que as pessoas possam trocar impressões”, adiantou Américo Pereira, sublinhando que o objectivo “é explicar que para cada iguaria há um vinho que encaixa melhor”.

“É importante um enólogo escolher um vinho que encaixe, para não estragar a iguaria que o ‘chef’ levou tanto tempo a preparar”, destacou.

Iguarias como gaiado, ‘gata’, atum, cavala, lapas, espadarte, peixe-espada-preto e bacalhau constam da lista de ingredientes que os ‘chefs’ já solicitaram.

“A base dos pratos é composta por produtos regionais, que depois é complementada com os ingredientes que os ‘chefs’ quiserem”, revelou Américo Pereira.

Há duas sessões de ‘Show Cooking’ e ‘Conversas a Copo’ por cada dia do evento. As sessões são livres, só é paga a entrada no recinto.

Peixe domina ementa
Entre os pratos já definidos o peixe é o ingrediente predominante.
Espadarte com maracujá, polvo com banana e uma mousse de banana com chocolate serão os pratos confeccionados por Chakall.
Ljubomir Stanisic vai preparar um hamburguer de atum e também um prato com gaiado e ‘gata’.
Já Octávio Freitas optou por uma iguaria composta por bacalhau e cavala em diferentes cozeduras.
Carlos Magno vai fazer uma trilogia à base de peixe e Vítor Matos está a pensar em utilizar peixe espada e milhos.

Fonte: dnoticias.pt