Cozinha-espectáculo à porta do Apolo

Turistas e madeirenses puderam assistir à hora do almoço deste sábado a uma exibição de culinária dedicada à cozinha saudável, realizada no exterior do Restaurante Apolo, na baixa do Funchal. Sob a orientação dos chefes Octávio Freitas (Hotéis Four Views) e o italiano Augusto Gemelli (restaurante Gemelli, em Lisboa), uma equipa de profissionais mostrou como é possível aproveitar alimentos banais (por exemplo, pão duro, frutas locais, restos de enchidos ou ervas aromáticas) e, de forma imaginativa, convertê-los em pratos interessantes.
“A ideia é fazer uma apresentação nova destes pratos, é pegar na sustentabilidade da cozinha e torná-la jovem e irreverente”, explicou Octávio Freitas, que fez três pratos na sessão desta tarde: salada de figos com beldroegas, queijinhos do Santo da Serra e pesto de azeitona preta; hamburguer de enchidos, a acompanhar puré de maçã e estufado de cogumelos com Vinho Madeira; e osso buco acompanhado com puré de grão coentrado e feijão. O chefe Gemelli apresentou outros três pratos, mas com alguma influência da cozinha do seu país.
A apresentação no Apolo esteve integrada na 1.ª Maratona Gastronómica da Madeira, iniciativa que o grupo hoteleiro ‘Four Views’ promoveu ao longo desta semana em diversos pontos da Madeira e que terminou ontem com um jantar no Hotel Four Views Baía (antigo D. João). Um dos objectivos da acção foi a divulgação e valorização dos produtos e marcas regionais. O balanço final de Octávio Freitas à Maratona Gastronómica foi positivo: “Espero que esta seja a primeira de muitas maratonas e a ideia é que para o ano possamos ter mais dias de actividades, mais chefes a participar e que possamos montar cozinhas em mais locais, como o Largo do Colégio e na Avenida. Queremos pôr o Funchal a viver a gastronomia e, quiçá, incluirmos esta iniciativa no calendário de eventos da Madeira”.

Fonte: dnoticias.pt