Fórum Enogastronómico marca Wine and Food 2010

Pela terceira vez realiza-se na Madeira, de 15 a 17 de Outubro, o maior evento sobre vinhos e gastronomia com o palco principal montado no Centro de Congressos da Madeira, torna-se o centro de ambos os sectores que se confluem na denominada ‘Wine and Food Madeira 2010′.

Nos primeiros dois anos chamava-se ‘Wine and Spirits’, tendo a organização decidido que esta edição será marcada pela realização de um ‘Fórum Enogastronómico’, com abertura ao debate, à aprendizagem e à troca de conhecimentos.

De acordo com a organização, a empresa Sensusvini, “numa época em que o planeamento económico é feito a curto prazo, procuramos identificar factores que influenciam a compra de vinhos, segundo a perspectiva de diferentes tipologias de compradores”. Vai daí que a introdução do debate, num formato oradores-plateia, seja razão para trazer o enólogo Aníbal Coutinho, que será o moderador de dois painéis compostos por uma diversidade de especialistas, “representantes e decisores na área de compras, de vários operadores no mercado”. No 1.º painel vai-se debater “O poder das Campanhas de Promoção de uma Região e de uma marca” e no 2.º painel falar-se-á nas “diferentes perspectivas dos decisores de compras”

O outro painel “dedicado à gastronomia vai ser orientado pelo gastrónomo José Silva e vai contar com a presença de reconhecidos ‘chefs’ de cozinha que vão apresentar propostas à volta do tema “A Madeira e o Mar”. Entre os oradores estarão o conhecido ‘chef’ Chakall, o ‘chef’ Octávio Freitas, o ‘chef’ Pedro Mendes e o ‘chef’ Sérgio Perez.

Provas, menus e jantares
Além do Fórum, o evento terá um vasto programa que, aliás, não se cinge aos três dias, já que durante a semana do ‘Wine and Food’, vários restaurantes do Funchal associam-se à ‘festa’ com a disponibilização de menus de degustação a preço fixo, “promovendo o acesso e o interesse pela boa cozinha e pelo vinho, entre as mais de 300 variedades que estarão presentes no certame. Os interessados devem ficar atentos ao ‘Menu Funchal’, denominação desta iniciativa que se realiza de 11 a 18 de Outubro, cujo roteiro ainda não está disponível no ‘site’ da organização (www.sensusvini.com).

Também será realizado um ‘workshop’ sobre vinho – ‘A prova com Aníbal Coutinho’, entre 15 a 18, que além de “enólogo, também é crítico e jornalista de vinhos, consultor e escritor de vários livros sobre o mundo dos vinhos em Portugal”, salienta a organização.

Outro dos momentos que irá marcar certamente esta 3.ª edição será a ‘Cozinha ao Vivo’, que conta com grandes ‘chefs’ madeirenses, nacionais e estrangeiros em Portugal. São mais de duas dezenas, cada um com o seu ‘toque mágico na cozinha, a destacar: Albuquerque Jardim (Funchal), Guram Baghdoshvilive (Algarve), Igor Martinho (Chef do ano 2009), Thomas Laudry (Funchal), Carlos Magno (Funchal), Augusto Gemelli (Lisboa), Pedro Mendes (Algarve), Octávio Freitas (Funchal), Miguel Laffan (Funchal) e Óscar Fernandes (Rede de Pousadas de Portugal). O programa complementa-se com ‘Jantares de Degustação’ no Casino da Madeira (15) e no Hotel Four Views Baía (16).

As entradas no certame custarão 7,5 euros por pessoa (inclui oferta de copo de prova), com preço especial (3,5 euros) para estudantes de Hotelaria e Restauração. As portas abrem das 15 às 21 horas.

Fonte: dnoticias.pt