‘Madeira Gourmet’ da ACIF traz chef´s de renome mundial

Vários chef´s de cozinha de renome internacional já têm presença confirmada no ‘Festival Madeira Gourmet’, uma iniciativa organizada pela ACIF-CCIM em parceria com o ‘World Goumet Clube’, que visa promover a criação e inovação gastronómica e tem como tema central os ‘Sabores Regionais’.
A primeira edição tem lugar entre os dias 3 e 7 de Novembro, no Funchal, é financiado pelo programa ‘Intervir +’ e, segundo a organização, visa captar um novo nicho de mercado, nomeadamente os turistas mais jovens.
Segundo a ACIF, nesta primeira edição marcarão presença ‘Chef’s de cozinha de renome internacional, com o propósito de porem em prática a sua criatividade e genialidade na criação e preparação de pratos inspirados nas regiões de onde são provenientes, em determinadas unidades hoteleiras de luxo da Região’.
A organização pretende que este festival seja ‘um evento público, composto por diversas iniciativas gastronómicas, destinado predominantemente aos turistas visitantes, proporcionando-lhes uma experiência única, de grande qualidade e requinte, esperando-se, por isso, uma grande adesão ao evento’.
O programa, ‘para além dos eventos principais que terão a assinatura dos Chef’s de cozinha convidados, inclui uma série de outras iniciativas gastronómicas da autoria dos Chef’s de cozinha regionais, que terão lugar nos respectivos hotéis aderentes’, acrescenta a ACIF.
Além de vários Chef’s internacionais e nacionais (ver destaque), a iniciativa conta também com a participação dos Chef´s regionais Octávio Freitas, José António Olim, Eusébio Camacho e o Yves Gautier.

Figuras de destaque

Jacques Le Divellec: Ligado ao Mar desde a sua nascença, é hoje um nome incontornável da culinária marítima. Os seus requintados pratos de Peixe são apreciados e reconhecidos internacionalmente por serem místicos e imponentes, como o mar que os proporciona.
Marc Meneau: Um dos mais enigmáticos Chefes de cozinha francês. Diferencia-se pelo facto de transpor para os seus pratos toda a sua vivência e juventude na Província da Borgonha.
Raymond Blanc: Nascido em Besançon, França, é um dos mais conceituados chefes de cozinha da sua geração. Inaugurou o seu primeiro restaurante com 28 anos em Oxford, Reino Unido onde, em apenas um ano atingiu o estatuto Michelin.
Luís Baena: É um dos mais inovadores chefes na ‘comida portuguesa revisitada’. Durante a sua longa carreira, que já supera os 25 anos, este reputado chefe nacional conta com colaborações, entre outros, dos reputados chefes franceses Paul Bocuse e Joël Robuchon. Neste momento concilia o cargo de Chefe Executivo dos Hotéis Tivoli com
as de Consultor, Gestor e Docente.

Fonte: dnoticias.pt