Maratona Gastronómica começa na quinta-feira

O grupo hoteleiro ‘Four Views’ promove esta semana a 1ª Maratona Gastronómica da Madeira, que decorrerá entre os dias 17 e 20, em unidades da marca, no Mercado dos Lavradores e no restaurante ‘Apolo’ que também patrocina a iniciativa.

Este evento surge na sequência de um outro realizado no ano passado no restaurante ‘Gemelli’ em Lisboa, no qual os chefes responsáveis por esse restaurante de assinatura, o italiano Augustu Gemelli,e pela ‘Four Views’, o chefe madeirense Octávio Freitas, criaram novas receitas misturando os ingredientes e os sabores típicos das respectivas origens gastronómicas.

A maratona gastronómica que decorrerá no Funchal esta semana integra um programa de formação ao qual poderão aderir os entusiastas da gastronomia e para o qual precisam de se inscrever. O pacote, que tem um custo global de 150 euros, principia na quarta-feira, dia 17, pelas 19 horas, com um ‘workshop’ com os dois chefes, com jantar de degustação no Hotel Four Views Oásis, no caniço de baixo. No segundo dia, quinta-feira, dia 18, haverá um ‘show cooking’ de produtos regionais, no Mercado dos Lavradores, no Funchal, subordinado ao tema ‘Cores e perfumes, cozinhas com as fruitas da Madeira’. O acesso é gratuito. Na sexta-feira, dia 19, no Hotel Four Views Baía, terá lugar um jantar degustativo, preparado pelos dois chefes, e sob o tema ‘Não só risotto, o mundo do arroz’. No sábado, dia 20, a maratona gastronómica descerá ao centro da cidade do Funchal. A partir das 12 horas o palco escolhido é o bem conhecido restaurante ‘Apolo’, junto da Catedral, onde decorrerá um ‘show cooking’ dedicado à Cozinha Sustentável. Uma degustação ‘food and wine’ intitulada ‘Cozinha Irreverente’.

O encerramento da 1ª Maratona Gastronómica da Madeira decorrerá no sábado, dia 20, com um jantar de degustação no Hotel Four Views Baía, a partir das 20h30. Terá orientação dos dois chefes e um menu completo de entradas, peixe, carne e sobremesa. “Um momento verdadeiramente gourmet”, promete a organização, que contará com a preciosa colaboração do enólogo madeirense Francisco Albuquerque, da Madeira Wine Company, campeão mundial no segmento dos vinhos licorosos, e um destacado embaixador do Vinho Madeira. Albuquerque terá a seu cargo “a harmonização de uma selecção exuberante e intrigante dos melhores néctares da Madeira com os pratos servidos”.

No jantar final serão entregues certificados aos inscritos que frequentarem os workshops de fornmação e será entregue um avental alusivo ao evento, uma prática comum nestas iniciativs de carácter gastronómico.

Fonte: dnoticias.pt