Novo livro explora mel-de-cana

O mercado madeirense tem uma nova publicação na área da gastronomia. O livro ‘Receitas com Mel-de-Cana’ é lançado amanhã, pelas 18h30, no Fórum Fnac.
A iniciativa foi da Fábrica de Mel-de-Cana do Ribeiro Seco, que lançou o desafio a Octávio Freitas. O chefe de cozinha elaborou um leque variado de receitas que incluem este ingrediente, um dos produtos com maior tradição na Madeira.
‘O objectivo é dar um novo conceito e mostrar como o mel-de-cana poderá ser aplicado desde as entradas, pratos de peixe, carne, sobremesas e até em bebidas, destacando-se a tradicional poncha, já que é na doçaria que este produto é sobejamente conhecido’, referem no comunicado de apresentação.
O objectivo foi cumprido: o mel alargou o seu lugar de referência na doçaria para pintar de sabor e cor diversos pratos. As receitas foram concebidas por Octávio Freitas e todas testadas. As fotos que ilustram o livro são da autoria do fotógrafo madeirense Rui Silva.
‘Queremos também que este livro, pioneiro na indústria da Região Autónoma da Madeira, sirva de inspiração para outros chefes de cozinha para o uso de um produto madeirense e tradicional como é o mel-de-cana’, referem ainda.
O livro é uma edição de capa dura e plastificada, em papel couché. Estará à venda no local.
Amanhã, integrado no lançamento da nova obra, será realizada uma demonstração pelo chefe para degustação. Além de ser chefe executivo, Octávio Freitas dedica-se à cozinha de fusão.
A Fábrica do Ribeiro Seco, situada no Funchal, é um dos três engenhos que ainda processam a cana-de-açúcar e, na sequência, dedica-se também à produção do mel. Foi fundada em 1883.

Fonte: dnoticias.pt